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Preço e Produto: uma relação lucrativa

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Preço e Produto: uma relação lucrativa

Preço e produto devem seguir uma estratégia que priorize o custo benefício do produto, sem abalar a lucratividade de sua empresa.

Finanças

Com dificuldades de definir o preço do seu produto? Fique atento nas dicas que separamos pra você. Esse processo pode ser mais fácil do que você imagina.

 

O Primeiro passo é definir o quanto custa produzir o seu produto, com base nessa definição chegou a hora de formar o preço de venda do seu produto.

 

Determinar o preço de venda do seu produto é uma estratégia muito importante para o sucesso da sua empresa.

 

Preço e produto devem seguir uma estratégia que priorize o custo benefício do produto, sem abalar a lucratividade de sua empresa.

 

O risco de se cobrar o preço errado pode significar prejuízo ou grandes perdas para o seu negócio, portanto, vamos ficar atentos e utilizar a estratégia correta.

Preço de venda

Como estipular o preço de venda?

 

Estipular o preço de venda do seu produto é calcular quanto sua empresa cobrará do consumidor final.

 

Para isso é primordial conhecer todos os custos envolvidos na produção, e todas despesas para venda, além de determinar qual a margem de lucro que será gerado.

 

É importante lembrar que o preço final determina também o quanto competitiva será sua empresa frente ao seus concorrentes.

 

Para ilustrar e explicar melhor, abaixo demonstramos um modelo de estrutura de Formação do Preço de Venda de um produto ou serviço:

Onde,

 

Custos: Um custo é quanto a sua empresa gasta para produzir o que será oferecido aos clientes.

 

Despesas: Uma despesa é quanto a sua empresa gasta para vender um serviço ou produto e, assim, gerar receitas.

 

Lucro: É o retorno que a sua empresa terá ao vender um produto ou serviço. O lucro é o dinheiro que irá financiar o crescimento do negócio.

Definição do Produto

A definição de preço é uma estratégia que deve ser continuamente verificada, pois interfere diretamente na otimização do fluxo de seu negócio.

 

Ao definir o produto que vai ser ofertado ao consumidor final, observe a qualidade física, conceitual e estrutural.

 

 Observados estes três pontos o cliente será conquistado na essência de sua necessidade, não somente pelo produto.

 

 Para atender o consumidor o produto deve conter os seguintes componentes:

 

 Benefício central: é a utilidade do produto real e específica do produto. O benefício central está diretamente relacionado à necessidade que o consumidor quer suprir.

 

 Transformação do benefício central em produto básico: em outras palavras, as demais funções do produto, além da função central.

 

Produto esperado: significa as condições mínimas ou básicas e esperadas de um produto, por exemplo, que ele funcione adequadamente.

 

Produto ampliado: excede as expectativas do cliente. Este nível é geralmente aplicado no posicionamento da marca.

 

Sistema de consumo: é a maneira como o usuário desempenha as tarefas de obter, usar, adaptar e descartar o produto.

 

Neste processo de definição do produto, o empreendedor deve identificar:

 

  • Em que consiste o produto;
  • A quem se destina;
  • Para que serve;
  • Qual o desempenho.

 

O que pode influenciar o cliente a optar por este produto frente aos dos concorrentes e também definir o momento em que este é utilizado.

 

 Todas estas informações vão permitir a identificação dos critérios a serem avaliados e desenvolvidos em relação aos produtos da empresa.

 

Esse trabalho é considerado difícil e minucioso, pois envolve muitos detalhes que visam um bem comum, a lucratividade.

 

 Para determinar de forma precisa o preço de sua mercadoria, é necessário levar em consideração custo, valor e concorrência.

 

 Para que sua remarcação de preço seja estratégica e não te traga prejuízo.

 

 Quando falamos em preço, produto e remarcação, estamos falando também do cliente, que deve ser respeitado e se sentir bem atendido sempre.

 

 Afinal a estratégia é visar o menor custo benefício ao consumidor final.

 

 Guerra de Preços Baixos

 

Antes de cair no que se entende por “guerra de preços baixos”, faça o consumidor perceber que:

 

  • Seu atendimento e produto tem diferencial no mercado;
  • Agregue valor conceitual a sua marca;
  • Invista em capacitação de equipe.

 

Deixe claro:

 

  • Essas ferramentas lhe darão suporte nas vendas;
  • Seu valor no mercado;

 

Faça o cliente perceber que ao comprar seu produto ele não está gastando e sim investindo em uma marca, um conceito.

 

 Induza a decisão de compra, criar conexões entre os consumidores são objetivos principais na hora da decisão de baixar os preços.

 

 Antes de baixar seus preços, questione-se, sobre pontos importantes:

 

  •  Existe realmente a necessidade de baixar preços?
  •  O meu cliente está verdadeiramente insatisfeito com meu preço?
  •  Meu preço e produto estão bem no mercado?
  •  Minha equipe está capacitada para vender conceito?
  •  O concorrente está correto em baixar desordenadamente?

 

 Gestão de Preços

 

 Este ponto deve estudar com detalhes  itens que farão com que sua estratégia de preço consiga  alcançar  sucesso, são eles:

 

  •  Mercado
  • Concorrente
  • Perfil do consumidor da loja
  • Qualidade do atendimento
  • Vantagens do preço
  • Facilidade ao cliente
  • Comodidade ao cliente

 

Equipe de Vendas

 

 Esta deve ser preparada para efetivação das vendas, veja agora algumas características de uma boa equipe:

 

  •  Atendimento de excelência
  • Focada nas vendas
  • Capacitada a explorar as missões da empresa
  • Atenta aos desejos dos clientes
  • Oferecer promoções especiais .
  • Considerar e respeitar a fidelização dos clientes

 

 Com essas dicas ficará mais fácil compreender preço, produto e a resposta do consumidor.

 

 Com isso as decisões sobre preço serão espontâneas e seguras. Não restando dúvidas para efetivar a remarcação com um preço justo para ambos os lados.

 

Gostou das dicas? Confira em forma de quadrinhos como aumentar o preço de seu produto, e aprenda mais sobre o assunto: Baixe a revistinha em formato PDF.

Por Maikon Richardson

 

Especialista em Gestão de Pequenos Negócios

Fonte: Sebrae

 

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