Gestão de equipes: como manter um bom clima organizacional
Para oferecer aos clientes um atendimento impecável, os colaboradores devem ter um bom treinamento e precisam estar estimulados e se sentir valorizados.
Pensar em equipe requer mudar algumas atitudes e agir de forma coletiva. Se não houver essa sintonia entre esses dois aspectos, haverá um desequilíbrio no clima organizacional e as coisas podem não andar bem.
Outro aspecto muito importante, é estar sempre atento para dar feedbacks e também para recebê-los. Esse processo é fundamental em um processo de gestão que busca um melhor desempenho dos colaboradores.
A presença de um clima organizacional harmonioso é essencial para toda empresa que pretende satisfazer as expectativas de seus clientes. Para conquistá-los, é preciso conquistar as pessoas que cuidam deles. Se os colaboradores se consideram importantes, eles colocam o cliente em primeiro lugar.
Os programas de qualidade de vida implantados no Brasil estão entre os mais completos. Pois oferecem ações psicossociais, de saúde física e mental, culturais, de cidadania e ambientais. De modo a integrar mente, corpo e espírito, tornando o ambiente de trabalho mais saudável.
A seguir, alguns exemplos de ações que asseguram o bem-estar dos colaboradores.
Benefícios individualizados
O colaborador deve ter a possibilidade de optar pelo benefício que seja de seu interesse. Um profissional em início de carreira, por exemplo, tem mais interesse em ferramentas de desenvolvimento complementares, como cursos de pós-graduação e MBA.
Ao permitir a escolha do benefício, a organização demonstra que se preocupa com as particularidades de cada indivíduo do seu time.
Visita de familiares
Quando os parentes dos colaboradores conhecem o seu local de trabalho, aproximam-se da empresa e compreendem melhor as tarefas desempenhadas pelo colaborador.
Programas de ginástica
A empresa pode utilizar ferramentas ligadas aos programas de ginástica laboral, estética e outras que incentivem a prática de exercícios físicos.
Programas sociais
A organização pode apoiar e estimular projetos sociais que contribuam para o desenvolvimento da comunidade próxima.
Flexibilização de horários
Algumas empresas não realizam reuniões às segundas-feiras pela manhã. Limitam o horário máximo de saída e promovem flexibilizações que contam com a simpatia dos colaboradores.
Essas medidas reduzem os fatores causadores de estresse, melhoram o desempenho de todos os envolvidos no negócio e preservam um bom clima organizacional. Empresas que oferecem um bom ambiente de trabalho são mais valorizadas por seus clientes e têm mais chances de reter seus talentos.